Primeira Convergência de Permacultura em Portugal – um momento histórico!

Publicado em Atualizado em

Exactamente um mês depois chega o resumo daquele que foi a primeira convergência de permacultura em Portugal. Um agradecimento especial a todos aqueles que contribuíram para a realização desta notícia!

Primeira Convergência de Permacultura em Portugal

Com depoimentos de: Abi Mordin, Ana Cunha, Annelieke van der Sluijs, Andreia Rocha, Andreia Valente, Brian Willis & Lorinda Lange, Catarina Araújo, David Saraiva, Elisabete Sabão, Filipa Santos, Harald Hafner, Joana, Laura Williams, Márcia Luz, Maria Tita, Marta Brandão, Patrícia Paixão, Ricardo Gonçalves, Sara Rocha, Sílvia Floresta, Susana. Fotos: Diogo Sousa, Georges Mendes, Horta FC-UL, Keren Yosef, Nuno Donato, Município do Fundão, Paula Soares, Prahlad Alegria, Ricardo Coelho, Susana Guimarães (Su Gu).

Com Gratidão, Conexão, Partilha, Inspiração e Celebração, assim se viveu a primeira Convergência de Permacultura em Portugal.

Foto1_Danca_MunicipioFundao
26 Out. Danças Tradicionais Europeias. Foto: Município do Fundão

Fez-se história nesta primeira convergência com os cerca de 340 participantes, que tornaram possível um dos principais objectivos desta convergência – contribuir para a consolidação e expansão da Permacultura a nível nacional.
Desta convergência, inúmeras ligações entre pessoas e projectos foram criadas, foram mapeados novos projectos/iniciativas, vários participantes já procuraram aprofundar alguns dos temas abordados durante a convergência, recursos e materiais estão a ser partilhados entre pessoas/projectos, partilha de ajudas em candidaturas para financiamento… e a lista continua.

Durante este fim-de-semana surgiu expontâneamente uma proposta concreta de dar continuidade à Convergência de Permacultura no projecto Vale da Sarvinda (Castelo Branco) em colaboração com o André Carvalho do Vale da Lama, que irá privilegiar a metodologia de reunião em espaço aberto, de 1 a 3 de Maio 2015. O grupo da soberania alimentar e abundância que se reuniu durante a convergência também está a organizar um encontro dedicado a este tema no início de 2015 no Projecto 270 . Outra das iniciativas que surgiu e já após a realização da convergência, é o I Encontro Mulheres em Permacultura Portugal planeado para 9, 10 e 11 de Maio 2015, em Sintra (http://encontromulherespermacultura.weebly.com/) e organizado por participantes que estiveram na Convergência.

Por cá, em terras beirãs muitas sementes foram lançadas à terra. No Fundão surgiu o projecto Mercearia Communitas, iniciativa da CMF e inspirado na mercearia comunitária do filme “Transição 2.0”, alguns formadores ficaram de regressar à Cova da Beira para oficinas mais aprofundadas, o tema da permacultura está a ser trabalhado em algumas escolas… Contou-se com cerca de 50 participantes da região. A permacultura suscitou interesse e curiosidade por quem teve algum contacto com o evento e no final foram vários a perguntar pela próxima convergência.

E para quando a próxima Convergência de Permacultura? Em que moldes? Com que objectivo?
Existe já um grupo (googlegroups) que está a discutir este tema e quem quiser se juntar é muito bem-vindo!
Como alguém partilhou durante o fim-de-semana: “A Convergência de Permacultura é um marco histórico no movimento de Permacultura em Portugal – há um antes e depois da Convergência de Permacultura”.
“Não vamos esperar mais 4 ou 7 anos para nos reunirmos todos novamente!!!”

Não vamos esperar mais 4 ou 7 anos para nos reunir novamente! Ditto.

Foto2_ reuniao
26 Out. Almoço. Foto: Susana Guimarães (Su Gu)foto_feira
26 Out. Feira de Partilha de Excedentes. Foto: Monte dos Carvalhos.

Para ler a notícia completa acerca do fim-de-semana aqui.
Apresentações em pdf, vídeos e material de apoio das actividades que aconteceram durante a convergẽncia: secção resumos deste blog.
Fotos da convergência (albúm de fotos público, possível consultar sem ter conta no facebook):  https://www.facebook.com/convergenciapermacultura

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s